Massacará
Dia 5 de maio de 2012 a turma da 3° série do colégio Elo foi direcionada pelo professor de História, André Carvalho com intuito de conhecer melhor a história e a cultura indígena que correspondia ao assunto da unidade. Então fomos a um lugar próximo que poderíamos encontrar o que procurávamos ao Massacará com a saída de Euclides da Cunha as 08h30min horas em um ônibus com toda turma e mais dois índios que nos guiaria diante nossa trajetória. Estávamos muito animados e curiosos, sem saber o que poderíamos encontrar. Ocorreu um imprevisto o pneu furou e tivemos que passar quase 1 hora em uma localidade à frente, Nova Trindade mesmo cm estresse entendemos a situação e continuamos se divertindo, altos papos, risadas e fotos. Até conhecemos um menino, Matheus que se divertiu também.
Depois de quase 2 horas de viagem chegamos ao nosso destino e Adelson e João, os índios que nos acompanhavam foram chamar o cacique Juvenal que no momento estava na roça, então eles nos encaminharam ao Centro Cultural, falou um pouco, logo depois chegou o filho do cacique Evangelista, que por sinal também tem essa denominação na cidade de Tucano. Iniciou a conversa contando sobre a história de sua aldeia que foi a primeira reconhecida no Nordeste em 1939 com a tribo caimbé abrigada na aldeia Massacará, através de conflitos tiveram mudanças de territórios.
Em 1689 padres e jesuítas que desejavam catequizar os índios, construíram uma capela com a Santíssima Trindade, a lenda conta que o coronel tirava a santa do lugar e ela sempre voltava. Diante disso outa lenda foi criada que existe uma serpente de 500 metros com a cabeça em baixo da santa e se a santa for retirada de la a serpente sairá e acabará com a localidade.
Cacique Juvenal que tem esse cargo a 30 aos possui três filhos e durante esse tempo existiu 3 conflitos por terras demarcadas pelos índios e não aceita pelos fazendeiro Zé Américo, que com um pouco de envolvimento com a guerra de Canudos foi o fim. Juvenal diz: “ minha vó disse ao meu vô que não poderia morrer sem ver Antônio Conselheiro se não, perderia a salvação”. Muito interessante à fé do povo no tal.
Dessa forma, os caimbés despovoaram seus territórios que depois de muito tempo na justiça estão povoando-as. O conflito mais recente foi em 2000 a 2001 a retirada de brancos das indígenas, por sinal hoje só possui índios ou brancos que são casados com estes que devem aderir a cultura.
Evangelista falou algo que me chamou atenção que estava em uma reunião e fizeram a proposta que os indígenas adotassem a cultura de viverem nus e não casarem com brancos. Então ele reivindicou que isso poderia fazer, mas do que adiantava viverem assim se em suas casas tinha a tecnologia, se fosse proibido o casamento com outros povos eles fugiam, porque no coração ninguém manda. Concluiu que para ser índio não precisa adotar costumes dos seus antepassados, pois a tecnologia ronda por ai e facilita as coisas. O que precisa é o espirito e conhecimento da sua cultura.
Apesar dos povos do Massacará viverem sem alguns costumes indígenas, ainda possuem espirito. Os rituais, a caça, alguns acessórios, a crença nas lendas e procuram resgatar a língua deles. Podem ter a vida normal só não podem beber álcool. Tudo isso acontece com ajuda da madrinha FUNAI que defende os direitos e valores dos índios.
A localidade é muito interessante com historias e locais como: a nascente com uma agua maravilhosa que abastece a população, a igreja, as ocas ( onde acontece os rituais), a pedra do consolo, artesanatos e a lagoa seca. Usufruímos muito dos lugares com conhecimento e varias fotos. Ficamos muito felizes da forma com que nos trataram, muito atenciosos e o encanto do indiozinho Franklin.
Um dia ótimo a comida maravilhosa, a dança toré feito por eles todos nós participamos e voltamos a Euclides satisfeitos e cansados.
A historia da Santíssima trindade. “Pai e filho saíram para caçar ao chegar na roça se separaram e o filho viu em uma moita algo se mexendo, achando que era uma caça atirou e a flecha acertou na mão do Deus tupã, ao perceber foi chamar seu pai que juntos levaram ao conhecimento de outras pessoas”.
1 comentários:
Serão levados em consideração os seguintes aspectos:
• Clareza na apresentação das idéias;
• Fundamentação demonstrada na abordagem;
• Capacidade de análise crítica
• Objetividade da apresentação do tema
• Criatividade;
O texto obteve êxito em todos os quesitos!
21 de maio de 2012 21:19
Postar um comentário